domingo, 12 de setembro de 2010

O PULO DO SAPO

E foi numa noite dessas que o Sapoteca apareceu no rancho. Fazia meses que ele não dava o ar de sua graça. Mas quem é o Sapoteca?


Os chamados bichos anuros, sapos, rãs e pererecas passam por um momento crucial; os desmatamentos e a poluição do mundo moderno, são obstáculos à sua sobrevivência. Estava na internet quando escutei um grito, Ahhhhhhhhhhh! Dei um pulo e corri para fora. Lá estava a Beth, com os olhos estalados. Que é isso, o que aconteceu? Uma perereca pulou e me assustou. Nossa mas precisa tanto? Fui verificar me agachando perto da prateleira quando, Ahhh! Maior susto, o bicho pulou do nada. A Beth “rachou o bico”, deu risada. Ta vendo!

Nada mais era do que um sapo, que acabou virando inquilino no rancho. E o nome ficou Sapoteca, sapo com perereca.

Bom, voltando, numa noite dessas, estava eu trabalhando no escritório, e lá fora um monte de risos. Fui verificar. Em baixo da jabuticabeira estavam o Ciclope, Hérus (gatos) e o Sapoteca. A Beth com uma lanterna na mão não parava de rir.

O Hérus, molecão, brincava com o patão, o Ciclope de perto muito curioso. Ai, o “pulo do sapo”, e voava gato para todo lado. O susto era grande e os gatitos usavam o “pulo do gato” fugindo do “terrível” sapo.

Vale ressaltar, o pulo do gato é uma expressão de origem popular com um significado curioso. Reza a lenda que, a pedido da onça, o gato ensinou todos os truques de suas acrobacias. Se achando muito esperta, a onça teve certeza de que teria o gato em suas garras. Preparou o bote e… puft! Com um salto para trás, o gato escapuliu. Ao reclamar deste salto desconhecido, a onça escutou do bichano: “Você acha mesmo que vou ensinar o meu pulo do gato? Descubra o seu você mesma!”

Feito as devidas apresentações, os gatitos nunca viram um sapo, acabou a graça. Os gatos deixaram o Sapoteca na sua e continuaram a sua ronda noturna. Do outro lado o Sapoteca voltou a sua caça. Seu aparecimento me deu um alívio, vai chover.

A moral da história é que temos que encontrar nosso pulo do gato. O Sapoteca achou o seu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário