quinta-feira, 1 de abril de 2010

Um Novo Jornal em Ipiguá?

No mês de junho de 1999 chegava ao município a 1ª edição do Jornal O Matraca. Durente uns cinco anos o jornal informou a população de Ipiguá. Trouxe diversas matérias, resgatou histórias do município, cumpriu sua função de veículo de comunicação social. Foi o primeiro jornal de Ipiguá. A população ficava ansiosa esperando a próxima edição. O jornal fechou e deixou um gostinho de quero mais. Pensando nisso, algumas pessoas estão analisando a viabilidade de reabrir o jornal. Com um novo nome, totalmente repaginado e a intenção de vir para ficar. E você, acha importante um jornal em nosso município? Responda a enquete ao lado, dando sua opinião.

4 comentários:

  1. Eu concordo sim, que tem que se criar um jornal em Ipiguá SP; Apartir do momento que o povo de um distrito decide se emancipar e se tornar um municipio ele assume responsabilidades deveres e direitos, ex: cumprir leis e fazer cumpri-las e criar novas leis, administrar, informar e ser informado e etc; Nosso município tem que ter uma indentidade jornalistica nossa, no passado já houve no presente nossas noticias são informadas por vários jornais de fora do município, e os nossos munícipes ficam que meio perdido nesta divulgação de informações e noticias que não sabem por qual veiculo de informação vem e quem as informou; Levando em conta todas estas situações, acredito eu que já é hora de termos o nosso propio jornal e entendo que a sociedade civil tem a responsabilidade de cria-lo. Abraço a todos. Carlos A. Guarnieri - Conselheiro de Direitos Humanos

    ResponderExcluir
  2. Alfredo Vinci,

    Seria ótimo a implantação de um jornal local, desde que este meio de comunicação seja imparcial não vinculado aos poderes executivos e legislativo e sim de interesse totalmente voltado para a construção moral, ética e de cunho democrático frente aos municipes de Ipiguá.
    Caso isso venha acontecer, é de ressaltar a participação da população de Ipiguá, através de um plebiscito para escolher um nome meramente popular. Obs: sugestões: J.I. Jornal de Ipiguá, N.I. noticias de Ipiguá, A VOZ DE IPIGUÁ; Boa sorte aos idealizadores deste jornal, e seja bem vindo.....Alfredo Vinci,

    ResponderExcluir
  3. Simplesmente, saudades do Matraca!
    Sem mais comentários.
    E faz falta o mascotinho falador das verdades.
    Na época achei que era só uma técnica acadêmica quando Néia Rosseto tinha acabado de se formar em jornalismo, na criação do Matraca como símbolo de jornal que fala a verdade. Mas o Matraca era mesmo o defensor dos direitos civis de Ipiguá.
    Saudades!

    ResponderExcluir
  4. Alfredo, o bom jornalismo é aquele imparcial, você está extremamente correto. O jornal que só paparica o prefeito está interessado apenas em ganhar dinheiro. Jornal, veículo de comunicação social, é aquele que representa a democracia. Sabe a hora que deve cobrar e que deve valorizar as ações.

    ResponderExcluir