quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

RENATO TOMA POSSE COMO VEREADOR EM IPIGUÁ

Aconteceu na sessão do dia 7 a posse do primeiro suplente do PMDB Renato Pazianoto. Ele vai atuar no lugar do vereador Durval, que solicitou afastamento por motivo de saúde, por 60 dias.


Ele é uma das grandes promessas na política de Ipiguá. Iniciou a carreira participando da eleição do conselho tutelar, venceu. Fato interessante nessa eleição foi que eu apostei uma caixa de cerveja que ele seria eleito conselheiro. Ganhei a cerveja.

Atuando como Conselheiro Tutelar, durante 3 anos, desenvolveu um trabalho diferenciado. Sempre fundamentando as ações no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) ele não se submetia ao prefeito. Dizia, “se esta na lei é para cumprir” e lutava pelos direitos da criança e adolescente.

Próximo as eleições de Ipiguá comentei com ele, “você tem que se candidatar, tem o perfil de um bom candidato, é honesto, defende os direitos do cidadão e principalmente estuda as leis”. Brinquei até que iria ganhar outra caixa de cerveja se ele fosse candidato. Quase ganhei, mas ele ficou como suplente e está assumindo hoje.

O Renato chegou ontem na Câmara, para tomar posse, e estava com o Regimento Interno da Câmara em baixo do braço. No livro de Lei, estava marcado a caneta os artigos sobre a posse e licença dos vereadores. Isso que eu falo que é fazer a diferença, ele veio preparado, estudou os artigos, estava pronto para tomar posse.

Analisando a lei ele me falou que o suplente tem 15 dias para tomar posse, eu falei que era só no início de mandato. Ele apostou uma picanha, topei e perdi, ele abriu o livro e me mostrou o artigo. Continuamos conversando e surgiu outra dúvida, dessa vez eu estava com a razão. Moral da história, vamos rachar a picanha.

Após a eleição, que ele chegou a suplente, houve uma fatalidade, ele perdeu o pai que se despediu para ocupar seu lugar no céu.

Na hora do juramento, da posse, eu estava fotografando, vi aquele jovem chegar lá, senti a presença do amigo Marcilio sorrindo, vendo aquele momento tão esperado. Hoje de manhã meu pai perguntou como foi, deu certo? Afirmei que sim, temos um novo vereador, ele tirou o boné levantando para o céu. Deu um nó na garganta.

Renato foi chamado e se posicionou na frente do presidente Maureli Bellei e fez o compromisso da posse, “Prometo exercer com dedicação e lealdade o meu mandato, respeito a Lei e promovendo o bem estar do município. Assim eu prometo. O presidente declarou empossado pelo período de 60 dias.

Empossado iniciou a primeira sessão de sua vida, ele votou sete projetos, pediu permissão para o presidente e discursou, como se estivesse em casa. “ Hoje estou assumindo com a cabeça erguida, é um desejo muito grande que eu tinha, de estar aqui e o que for melhor para população e para Câmara, essa casa, eu vou fazer de coração.”

O presidente da Câmara, Maurelli, encerrou a sessão, o nobre vereador Renato foi procurar o jurídico da Câmara. Eu estava lá fora e ele veio me dizer, “acabei de falar com o jurídico, vou fazer uma indicação, todo sorridente”. Respondi parabéns Renato é isso ai, vamos trabalhar.

O Renato fica 60 dias como vereador, esperando o retorno do titular Durval, mas tenho certeza, ele é mais uma promessa de renovação da política de Ipiguá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário