domingo, 29 de agosto de 2010

1º REUNIÃO DOS FUNCIONÁRIOS FOI UM SUCESSO. Próxima reunião dia 22 de setembro.

A reunião aconteceu na sexta dia 27 na Câmara Municipal de Ipiguá. O objetivo foi atingido, os participantes gostaram das propostas e já marcaram a próxima reunião.


A abertura dos trabalhos foi iniciada pelo Carlinhos, que montou a mesa com os vereadores presentes, Zeza, Estevam e Dr. João. Depois ele explicou que foi convidado por funcionários para participar da reunião. Falou do seu trabalho como voluntário que executa no município, explicou que depende muito dos funcionários da prefeitura. E sempre escuta reclamações sobre os baixos salários.

Acredita que só vai haver mudanças se os funcionários se unirem e apresentarem propostas reais e concretas para o prefeito.

Convidou o funcionário Tadeu para explicar a parte técnica da reunião.

Sua primeira fala foi agradecer o apoio de todos os vereadores, conversei com cada um deles, todos apóiam os funcionários público de Ipiguá. E o que depender deles eles vão fazer para nos ajudar.

Informou que os vereadores Maureli, Devanir e Jacaré disseram que não poderiam estar presentes nessa reunião.

O objetivo da reunião é um só, a Parceria da Prefeitura & Funcionários.

Não vai existir, barulho, greve, mas sim a colaboração dos funcionários para com a prefeitura. Vamos ajudar o prefeito a resolver esse problema que se arrasta a 14 anos.

Vamos montar uma comissão composta por funcionários, vereadores e amigos. Que, em conjunto com todos os funcionários vão estudar propostas, fazer a documentação necessária para apresentar ao prefeito.

Aquilo que poderia ser feito pelo prefeito, através de sua assessoria ou uma empresa contratada, vai ser realizado por essa comissão, sem custo algum para prefeitura.

Quais são os temas abordados pela Comissão?
- Plano de Carreira dos Funcionários.
- Elaboração do Novo Estatuto.
- Plano de Recuperação Salarial.
- Criação da Associação dos Funcionários.

Qual vai ser a função da Comissão?
- Levantar os desejos dos funcionários, melhorias.
- Verificar a legalidade, se a lei permite a implantação.
- Verificar se a prefeitura tem condições de atender.
- Apresentar relatório final para apreciação dos funcionários, numa assembléia para aprovação.
- Apresentar texto para aprovação simbólica na Câmara de vereadores.
- Apresentar texto para apreciação do prefeito.
- Fazer os reajustes necessários de modificações, que o prefeito achar necessário.
- E finalmente o prefeito envia para aprovação dos vereadores.

Todas as etapas foram comentadas, a realização desse trabalho significa acima de tudo a valorização dos funcionários, que estão esquecidos a 14 anos e com isso a melhoria do desenvolvimento do município de Ipiguá.

Deixou claro que Ipiguá está no seu melhor momento, recorde de arrecadação, toda estrutura operacional em funcionamento, sobra de recursos, etc. Nunca tivemos essa situação, em outras administrações foram construídos almoxarifado, escolas , unidades de saúde etc. Agora podemos pensar nos funcionários, que estão esperando até hoje sua vez.

Carlinhos passou a palavra para os vereadores, Estevam fazendo uso da palavra mostrou várias indicações que foram encaminhadas para o prefeito. Implantação do Plano de Carreira, aumento dos salários, licença prêmio, etc.

Informou que todas as indicações foram aprovadas por todos os vereadores, mas infelizmente não foram realizadas pelo executivo. Se colocou a disposição de todos os funcionários, como funcionário que ele é, acredita que esse é o caminho certo.

Falou da importância de se criar uma associação e dou uma área de sua propriedade, a titulo de empréstimo, para ser feitas as reuniões, para ser o espaço dos funcionários. A associação precisa de um endereço fixo, e vai ter, precisamos nos organizar, isso é o futuro, comentou Estevam.

A vereadora Zeza, que também é funcionária, comentou que o tempo esta passando e os funcionários não estão sendo lembrados. Que o que depender dela para ajudar ela está disponível e acredita que os funcionários podem contar com o apoio de todos os vereadores.

O Dr. João, vereador e também funcionário, falou da importância dessa reunião, da importância de se unirem e realizarem um trabalho com propostas tangíveis. Falou do plano de carreira, das modificações no estatuto, das perdas salariais, etc. Encerrou dizendo que todos os funcionários podem contar com seu apoio.

Após a palavra foi passada aos presentes, é interessante que não tem envolvimento com o sindicato, não vai ter barulho nem greve, vamos ajudar o prefeito a nos ajudar.

Não da para esperar mais, dois anos já se passaram e nada de aumento, nada de melhorias. E não se comenta nada para benefício dos funcionários. Daqui a pouco passa outro mandato, 4 anos e não acontece nada.

Não podemos marcar as reuniões de sexta-feira, é complicado, temos que escolher outro dia da semana, ai mais funcionários vão participar.

Estavam presente na reunião 10 funcionário, 3 vereadores e 2 amigos dos funcionários. Esse número já era esperado pelos organizadores. Devido ao fato que outras reuniões dos funcionários nunca deram em nada.

Como as propostas são outras e o objetivo é a parceria entre prefeitura e funcionários, e 14 anos de espera, com certeza esse número vai aumentando gradativamente.

No ponto de vista dos participantes a reunião foi um sucesso, sem o número esperado de funcionários, que foi comentado por alguns participantes, uma certeza ficou, esse é o caminho e nas outras reuniões com certeza o número de participantes vai aumentar.

Ficou decidido que a próxima reunião será no dia 22 de setembro, uma quarta feira, às 19:30, horas na Câmara Municipal de Ipiguá.

Um comentário:

  1. QUE BOM QUE ESTÃO AO MENOS TENTANDO FORTALECER ESTE GRUPO DE FUNCIONÁRIOS DA PREFEITURA. O MAIS DIFICIL DE TUDO SERIA O PROPRIO FUNCIONÁRIO PARTICIPAR DESTAS REUNIÕES, POIS RECLAMAR NA PRAÇAS É MAIS FÁCIL DE PARTICIPAR DAS REUNIÕES, ENTÃO SENDO ASSIM ESTA NA HORA DOS FUNCIONÁRIOS ACREDITAREM MAIS EM SEU POTENCIAL E VALORIZAR MAIS ESTAS REUNIÕES COM SUA PARTICIPAÇÃO E TENDO ASSIM A CERTEZA QUE SÓ CONSEGUIRÃO SEUS BENEFICIOS SE ELES PRÓPRIOS SE UNIREM A UM DETERMINADO COMUM QUE É SUA LUTA EM PRÓL AS REIVINDICAÇÕES.O INTERESSANTE MESMO FOI O COMENTÁRIO DA VEREADORA ZÉZA,A vereadora Zeza, "o tempo esta passando e os funcionários não estão sendo lembrados. Que o que depender dela para ajudar ela está disponível e acredita que os funcionários podem contar com o apoio"(pura hipocresia) pois a mesma esteve como braço direito do ex-prefeito Getulio, e muito pouco foi feito para os funcionários..Mas do resto o caminho é este, boa sorte a todos. Ja ia me esquecendo, o atual prefeito, prometeu na sua campanha trabalhar junto aos funcionarios, plano de carreira e melhores salários, então é uma questão de honra pra ele....

    ResponderExcluir