sábado, 14 de agosto de 2010

Dr. Fachin e José Fiorilli vão receber medalha de honra ao mérito da Câmara Municipal de Ipiguá

A medalha é denominada como “30 de Dezembro” em homenagem a nossa emancipação política e administrativa. Ela tem como objetivo homenagear pessoas que prestaram relevantes serviços a comunidade de Ipiguá.


A honraria foi criada através da iniciativa do vereador Dr. João Licurgo Espinha, que apresentou a proposta a Câmara Municipal de Ipiguá e foi aprovada por todos os vereadores.

Após a criação da Medalha de Honra ao Mérito o vereador Dr. João indicou duas ilustres pessoas para receber a honraria. O médico Dr. Antonio Cláudio Fachin que em 1982 iniciou suas atividades no município. Trabalhou no antigo posto de saúde na praça da matriz, hoje banco Bradesco, com a dentista Fátima Nogaroto, motorista Pedro Bellei, atendentes Rosimeire Salvador e Margareth Moreira.

Em 15 anos de atuação no município Dr. Fachin fez história. Único médico ele exercia suas funções com humildade e profissionalismo. Viu muitas crianças tornarem homens e mulheres. Fez grandes amizades, participou dos momentos difíceis e dos momentos de alegria da comunidade de Ipiguá.

Sua estadia no município é tão importante que em 1997 ele encerrou suas atividades em Ipiguá e passou a atender em São José do Rio Preto. Mesmo assim até hoje ele atende ao povo de Ipiguá.

O vereador Dr. João justifica a indicação, “a população que pede a homenagem, mostram relatos diários e benefícios que ele trouxe a Ipiguá”.

Todos os vereadores votaram a favor da homenagem, fizeram comentários a ilustre atuação do Dr. Fachin, relembraram um pouco da história do município de Ipiguá. Eu pessoalmente devo a vida de meu pai ao Dr. Fachin. Em 2006 no seu consultório em Rio Preto levei meu pai para uma consulta. Após alguns exames o Dr. Fachin falou, “ seu Armando tem alguma coisa nesse exame, para não deixar dúvidas vou encaminhar o senhor para um médico especialista amigo meu”. Era um linfoma no estágio inicial. Pelo seu conhecimento e acima de tudo pela sua sensibilidade meu pai foi curado e continua pescando até hoje.

A quantidade de relatos e histórias daria para escrever não sei quantos livros, o que é certo é que o Dr. Fachin ajudou a comunidade de Ipiguá.

Na mesma sessão outra indicação do vereador Dr. João para a entrega da medalha “30 de Dezembro”, dessa vez o homenageado era o Sr. José Fiorilli.

E a data remonta a fevereiro de 1958, Ipiguá era distrito de São José do Rio Preto, nossas condições eram precária, não tínhamos energia elétrica, só chegou aqui em 1966. O farmacêutico José Fiorilli fazia atendimento dos mais diversos, fornecia medicamento, suturava, aplicava injeções, medicava casos possíveis e até fazia partos na companhia da parteira Filomena Pignatari. Quando acontecia casos graves levava a Santa Casa de Rio Preto em seu próprio automóvel, o único da cidade.

Foi vice-presidente da paróquia local, participou da construção do salão paroquial, foi sub-prefeito do distrito de Ipiguá por 12 anos. Na sua gestão foi construído o grupo escolar, implantando água encanada, clube recreativo, etc.

Era responsável por retransmitir os recados que eram passados através do telefone, único da cidade, para a comunidade. Comissionário de menores, Juiz de Paz substituto, arbitro de futebol, ou seja, José Fiorilli estava lá.

No relato o vereador Dr. João justificou, “sua história fala por si, pouco se tem a acrescentar, pois muito não seria suficiente para contar o homem que foi José Fiorilli.”

Os vereadores aprovaram por unanimidade a homenagem a José Fiorilli. Vários vereadores se manifestaram contando um pouco da atuação de Sr. Fiorilli. O presidente da Câmara Maureli Bellei se manifestou, o nobre vereador Jorge Estevam deu sua contribuição, são muitas situações que a comunidade de Ipiguá vivenciou através das mãos de José Fiorilli. O vereador Devanir de Freitas fez um adendo, “ conheci o senhor “Zé Fiorilli” na campanha da primeira eleição para prefeito do município de Ipiguá. Ele era candidato a vice-prefeito, tive o prazer de conviver próximo a ele naqueles dias. Vi a pessoa maravilhosa que ele é. Minha esposa, amigos sempre me falaram desse grande homem.”

Valorizar as pessoas é um ato de humildade, acima de tudo de reconhecimento das ações que ajudaram a construir nosso município. Muitos nomes são lembrados nesse momento, como comentou o vereador Dr. João para o Blog Ipiguá, “temos uma demanda muito grande de pessoas a serem homenageadas, mas já demos o primeiro passo”. Assim como uma observação que fez o vereador Devanir (mosca), “o que acho importante é poder homenagear quem está vivo, pelo reconhecimento.”

Essa prática deveria ser seguida por todos nós, no nosso dia a dia. Quando se observa o esforço de uma pessoa, uma atitude nobre, valorize essa pessoa, demonstre sua gratidão, ajude, faça você também sua parte. Isso vai servir de exemplo para mais ações benéficas ao nosso dia a dia e principalmente a construção de uma Ipiguá melhor para todos.



3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Quando criança por volta da década de 70, passando minhas férias em Ipiguá, fui acometido por uma forte gripe. Minha mãe me levou na farmácia do senhor Zé Fiori, com sua característica bondade e sensibilidade, ele foi tirando minha temperatura, pegou aquele “palito grande de sorvete” e colocou na minha “goela”, logo após me colocou naquela maca branca, e conversa vai conversa vem, uma injeção no meu “bum bum” e estava tudo certo. Sem choro, sem mágoa ele atendeu e curou aquela criança de forma magistral. Isso a mais de 40 anos atrás e guardo no meu coração a imagem daquela excelente pessoa.

    ResponderExcluir