sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Além de erro no projeto a prefeitura quer fugir das responsabilidades

É lamentável, quase dois anos na frente do poder executivo do município de Ipiguá e o prefeito Efraim comete erros na elaboração de projeto.
 Aconteceu na última sessão do dia 03 de agosto quando os vereadores iriam votar o projeto de Lei n. 030/2010 de autoria do executivo municipal.

O projeto tinha como objetivo firmar convênio da prefeitura com a Associação de Moradores do Loteamento denominado Recanto dos Dezoitos.

No projeto, através de comodato, a prefeitura iria ceder pelo prazo de 12 meses maquinas de costura para associação.

A modalidade correta não é comodato, mas sim concessão de uso. Os nobres vereadores fizeram uma emenda no projeto para poder aprová-lo. Também a data do projeto era de 2009, lógico erro de digitação, mas é usual quem assina o projeto ler para ver o conteúdo.

O projeto foi aprovado por todos os vereadores. Que concordaram em “emprestar” as máquinas para serem utilizadas na associação.

O vereador Devanir mostrou contentamento com a iniciativa do pessoal do Recanto, mas declarou tristeza em saber que na outra administração, Getúlio, na coordenação da então primeira Dama Neusa, essas maquinas capacitaram muitas pessoas, existia um excelente projeto com essas maquinas.

“Eu conheci esse projeto na época em que a coordenadora era a Sra Neuza e funcionava muito bem. Eu tive o prazer de conversar com algumas pessoas que faziam parte desse projeto e elas diziam que era muito importante para elas, tinham arrumado serviço. Esse equipamento não custa tão caro e deveria ter esse projeto em outros lugares”, comenta Devanir.

O vereador Estevam concordou com o Devanir, mas argumentou que o projeto poderia ser centralizado no município, como acontecia na outra administração, inclusive com veículo da prefeitura indo buscar e levar as alunas. Estevam confirmou que está de parabéns o pessoal do Recanto dos Dezoito, que teve iniciativa de solicitar o equipamento, que ele daria todo apoio.

É interessante observarmos que esse equipamento foi conquistado através de iniciativa da ex-primeira dama Neusa. Foi utilizado em vários projetos, inclusive convênio com o SESC. Esse equipamento sempre esteve em utilização.

Infelizmente desde que a atual administração assumiu esse equipamento ficou parado, empoeirando, quase dois anos. Uma ou outra tentativa de utiliza-los foi frustrada.

É normal na administração Efraim deixar equipamentos parados, caso dos equipamentos de ginástica, mais de um ano parado, o telecentro, computadores parados mais de um ano, e hoje funciona com apagões, as vezes está aberto outras não.

O vereador Durval saiu em defesa da administração Efraim, justificou que conversou com a primeira dama e ela informou que, “a cooperação dentro de Ipiguá é muito pouco, lá nos dezoito tem mais cooperação, por isso decidiram levar as máquinas para lá,” comentou Durval.

Devanir completou, “se nós temos um projeto nos buscamos as pessoas, se não temos o projeto ai não buscamos”.

A grande realidade é que o projeto de lei do prefeito Efraim, agora Lei, joga a responsabilidade do equipamento nas costas do presidente da associação. Além do que, as máquinas estando lá não estão paradas, ou seja, o nobre prefeito lava as mãos da situação, da responsabilidade. Se o maquinário ficar parado ou for roubado a responsabilidade é do presidente da associação.
O correto seria a prefeitura implantar o projeto lá, com todas as suas responsabilidades e não passar o problema para um cidadão de Ipiguá.

E o absurdo não foi só isso relatado, no final da sessão um casal pediu a palavra, do Recanto dos Dezoito, tinha em mãos uma minuta de contrato,entregue pelo prefeito, onde a prefeitura fazia uma parceria com a igreja para emprestar as máquinas e uma outra pessoa seria responsável pelos maquinários. Então conclui-se que a iniciativa de levar o projeto para o Recanto dos Dezoito era desse casal com parceria da igreja, com o aval do prefeito Efraim. Mas, o projeto sai em nome da associação, e o presidente estava presente na sessão, e diz não ter sido comunicado de nada. Ou seja, combina uma coisa e faz outra.

Da para acreditar na ineficiência, falta de responsabilidade da administração do prefeito Efraim?

Nenhum comentário:

Postar um comentário