
A foto ao lado mostra as novas Conselheiras Tutelares do município de Ipiguá, eleitas no dia 14 de março.(Foto:Carlos A.Guarnieri) O que podemos observar nessa eleição, diferente das outras? Número de candidatos 9, sendo que as duas últimas eleições contaram com mais de 20. Número de eleitores, não chegou a 800, sendo que as duas últimas mais de 1200 cada. Porque houve diminuição no número de candidatos e eleitores? Podemos sugerir algumas hipóteses; o conselheiro não tem garantias, como FGTS, INSS, férias, 13º salário, etc. Sendo que em vários municípios desse país os conselheiros já conta com algumas garantias, Ipiguá precisa acordar. Salário dos Conselheiros, a administração passada aumentou os salários dos conselheiros antes da eleição. A atual administração manteve os salários. Houve investimentos como, aquisição de veículo próprio do conselho, computador, celular, internet na administração passada. Nesta, até agora nada, nem a pintura do prédio do conselho foi feita. Mas porque essas ponderações? A atuação do Conselho Tutelar é de fundamental importância para o município, para defesa dos direitos da criança e do adolescente. Não apoiar o conselheiro, a estrutura funcional do Conselho Tutelar, é ir contra a criança e o adolescente. A grande maioria da população não sabe a função do Conselho Tutelar. Isso acontece porque nunca precisou, veja abaixo o informativo. Quando o Conselho Tutelar age, é em defesa da criança e do adolescente. Muitas vezes defendendo eles dos próprios pais, do serviço da saúde, assitência social, educação,etc. É um trabalho estipulado em Lei. Veja abaixo os números, legado de trabalho realizado pela atual equipe do Conselho Tutelar. Alias, esse relatório já serviu de exemplo para outros conselhos da região. Os conselheiros que estão deixando o cargo no mês de abril, fazem isso com a consciência tranquila, com a certeza da tarefa realizada da melhor maneira possível. As conselheiras que estão entrando estão animadas, fazendo o estágio e se preparando para dar o melhor de si na defesa da criança e do adolescente. Eu sei disso, pois estou lá. Vendo, ouvindo e observando. E mais um detalhe importante, é a primeira vez em Ipiguá que o Conselho Tutelar é formado só por mulheres. Parabéns as meninas que estão chegando e obrigado aos Conselheiros que estão saindo, podem ter certeza, vocês mudaram o Conselho Tutelar para melhor.
(Clique na imagem para visualizar melhor)

é isso ai tadeu é a geração das mulheres voce esqueceu, nos mulheres estamos ai para o qui der e vier, é so esperar pra ver okkkkk
ResponderExcluirÉ isso que Ipiguá está precisando, A FORÇA DAS MULHERES.
ResponderExcluirParabéns Tadeu, por este espaço!
ResponderExcluirEmbora eu já tenha tentado fazer um Blog para falar de Brasil e mundo, não ousaria falar de Ipiguá para não me expor. Mas você tem esta coragem porque já passou por momentos históricos e sabe o que diz, o que reivindica pelo bem da população!
O Conselho Tutelar desta vez foi diferente porque na verdade foram 14 candidatos no total, e apenas 9 passaram pela prova de suficiência. Como está na Lei, deve ser obedecido.
Já o númerod e eleitores, graças á campanha dos próprios candidatos, o número foi bom porque o expediente foi a metade do dia apra votação e a outra para apuração. Indicações foram sugeridas e assim o CMDCA acatou, inclusive sobre o local da eleição.
Aborrecimentos sempre temos, e ficou por conta da mesmice, candidatos buscando eleitores em zona rural. Sendo que seria obrigação do cartório eleitoral por uma urna num local próximo destes eleitores, eles sem condições de transportes, são vitimizados como cidadãos e sempre serão até que façam algo diferente.
Isso por foi eleição do CT de Ipiguá, imagina outras eleições.
Agora a turma feminina, vai fazer diferente, e espero que elas aguentem até o final do mandato.
Deixo um abraço e boa sorte.
FIQUE POR DENTRO DO CONSELHO TUTELAR
ResponderExcluirPara criticar ou elogiar algo, é necessário ter conhecimento do que se fala!!
O que é o Conselho Tutelar?
R: O Conselho Tutelar é constituído por cinco membros escolhidos pelos cidadãos de cada Município, para um mandato de três anos, admitida uma recondução. E sua principal função é a garantia dos direitos das crianças e adolescentes estabelecidos no ECA, lei 8.069/90.
1. O que faz um conselheiro tutelar?
R: O conselheiro tutelar recebe, estuda e encaminha casos envolvendo a violação de direitos infanto-juvenis. Este casos chegam a ele por meio de denúncias, queixas, reclamações, reivindicações e solicitações podendo vir de qualquer cidadão, da familia, de profissionais da área e também da própria criança ou dolescente. Suas decisões só podem ser revistas pelo Juiz da Infância e da Juventude, a partir de requerimento daquele que se sentir prejudicado.
2. O Conselho Tutelar pode e deve:
- Encaminhar ao Ministério Público notícia de fato que constitua infração adminis-trativa ou penal contra os direitos da criança ou do adolescente.
- Fiscalizar as entidades de atendimento.
- Iniciar os procedimentos de apuração de irregularidades em entidades de aten-dimento, através de representação.
- Iniciar os procedimentos de apuração de infração administrativa às normas de proteção à criança e ao adolescente.
3. O Conselho Tutelar é Controlado por quem?
R: Controlado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), pela Justiça da Infância e da Juventude, Ministério Público, entidades civis que trabalham com a população infanto-juvenil e, principalmente, pelos cidadãos, que devem zelar pelo seu bom funcionamento e correta execução de suas atribuições legais.
4. Como é procedido um caso?
R: O conselheiro tutelar, com sua capacidade de observação, interlocução e discer-nimento, deverá, com diálogo, colher o maior número possível de informações que o ajudem a compreender e encaminhar soluções adequadas ao caso que atende. Nesse trabalho, é importante a coleta e registro de informações que possibilitem o conhecimento detalhado das seguintes variáveis:
FONTES www.Pró menino.gov.br
divulgação Alfredo Vinci (Conselheiro Tutelar de Ipiguá).