
Em 2007 foi inaugurado em Ipiguá pelo ex-prefeito Getúlio a "SALA DOS CONSELHOS DE DIREITOS DO MUNICÍPIO DE IPIGUÁ". Através de solicitação do Sr. Carlos Alberto Guarnieri, o Carlinhos, então presidente do CMAS (Conselho Municipal da Assistência Social), o então prefeito cedeu espaço para criação da Sala dos Conselhos. A idéia era unir todos os conselhos municipal num único local. Tornando-se mais fácil acesso da comunidade e principalmente garantindo uma estrutura operacional para realizar as tarefas dos diversos conselhos. O ex-prefeito Getúlio garantiu toda a estrutura, com computador, material para escritório, internet, telefone, maquina de xerox, mesas, cadeiras para reuniões, etc. Vários conselhos utilizaram dessa estrutura para realização das políticas públicas de direitos. Uma grande conquista para o município. Nas reuniões fora do município, quando se falava que Ipiguá tinha uma Sala dos Conselhos, era motivo de orgulho. Só poucos municípios grandes, ou quase nhenhum pequeno tem Sala dos Conselhos. Infelizmente a Sala dos Conselhos de Ipiguá durou até dezembro de 2008. Com a chegada do atual prefeito Efraim, a Sala dos Conselhos foi mudada de lugar. Da Sala só restou o nome e o espaço físico, todo equipamento foi retirado. Aquele local que trazia orgulho para Ipiguá, hoje já não existe mais. Um ano e quatro meses já se passaram, teremos que esperar o próximo prefeito para valorizar os Conselhos Municipal de Direitos?
"Alguns dirão que a esperança jaz numa nação e outros num homem... Eu creio que cada e todo homem, sobre a base de seus próprios sofrimentos e alegrias constrói para todos..." Albert Camus
Ainda tenho esperança!
ResponderExcluirEnquanto ela estiver viva e enquanto ainda acreditar nesta administração que tem só 1 ano e 4 meses, vou acreditar que alguma coisa ainda pode mudar.
Se passar os outros 2 anos e 8 meses e nada for feito, ai sim, vou dar motivos para reclamar.
A Casa de Conselhos de Direitos de Cidadania poderá ainda ser um local de trabalho em conjunto para usod e todos os demais conselhos. O que falta é por segurança ao local, algo como alarme etc.
Quanto as ferramentas de trabalho e uma pessoa disponível nem que seja por meio de estágio para lidar com papéis e computador, ficará por conta da administração.
Isso não é difícil nem impossível.
Falta um pouco de boa vontade e daria para já estar funcionando.
Eu mesmo ocupo outros computadores da prefeitura e meu horário de trabalho lidando com assuntos de Conselhos.
O que não haveria de ser.
Mas tudo bem, vamos aguardar porque as coisas estão se encaixando aos poucos.
Vamos pelo menos ser positivos.
Com a criação da Casa dos Conselhos Municipais dos Direitos de Cidadania de Ipiguá SP, a Sociedade Civil ganha um importante instrumento na construção de politicas publicas de direitos e de continuidade para todos os seus cidadãos, esta conquista começou com a constituição de 1988 onde diz "TODO PODER EMANA DO POVO E EM SEU NOME É EXERCIDO", com isto a sociedade civil é chamada por meio de representantes eleitos pelo povo em sua responsabilidade de junto com os governos federal, estadual e municipal a participar na construção de politicas publicas de direitos; Por isto se faz necessário a atuação dos conselhos municipais e para isto acontecer necessita de um espaço para organizar seus trabalhos que chamamos de "CASA DOS CONSELHOS" entendo que esta importante conquista da nossa cidade não pode ficar paralisado por motivos políticos partidários, com isto quem perde é o povo pois importantes decisões de politicas publicas de direitos muitas vezes são prejudicadas retardando sua implantação, espero que o poder publico municipal atente para esta situação providenciando a implantação do que se faz necessário para o funcionamento da casa dos conselhos.
ResponderExcluirGostaria de lembrar que nosso municipio é novo temos apenas 14 anos e meio de idade e se usarmos as experiencias que vemos em cidades maiores e mais velhas notaremos que as cidades em que os conselhos municipais são ativos conquista mais beneficios ao seu povo tendo o governo municipal mais credibilidade perante os governos federal e estadual, enquanto cidades que os conselhos municipais não são ativos (conselhos de gaveta) estas cidades não tem credibilidade perante os governos e secretarias e dificilmente conseguem recursos para beneficiar seu povo.
Reflexão: Para conquistarmos todos os direitos que temos hoje foi promulgada a CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988, o que não foi fácil para o povo brasileiro pagamos um preço muito alto perdemos muitos brasileiros, amigos e até mesmo parentes, por isto entendo que temos a obrigação de fazer valer estes nossos direito; quero deixar aqui uma mensagem do saudoso Geanfrancesco Guarnieri:
Meu desafio como autor foi sempre o de retratar este povo, procurando identificar a consciência do que ele representa como povo. Eu sempre procurei falar sobre o povo, mas não com um realismo terrível. Eu quero é ressaltar o lado extremamente positivo e de superação das dificuldades, esta inclinação que o popular possui.
Minha opção política foi sempre um retrato da necessidade que eu tinha de fazer alguma coisa, de contribuir com algo construtivo, e nunca arredei pé disso. Eu continuo até hoje fiel àquilo que eu senti quando comecei a fazer teatro. Isso me dá uma responsabilidade grande, imensa, de ser fiel a esta causa. Logo após a estréia de "Eles não usam Black-Tie" no Teatro de Arena, que foi um enorme sucesso, eu fui chamado para uma homenagem. Naquele momento, eu fiz um juramento para mim mesmo, um pouco bombástico, mas fiz: a de que eu jamais, jamais trairia a causa de usar a minha arte para defender o povo.
Gianfrancesco Guarnieri (1934 - 2006)
Carlos A. Guarnieri - Conselheiro de Direitos Humanos.
Carlinhos foi através de sua atuação e consciência do ex-prefeito, que Ipiguá conquistou a Sala dos Conselhos em 2007. Infelizmente ela existiu até dezembro de 2008. Sei da sua luta para torna-la uma realidade, pode ter certeza, se não conseguirmos nesse mandato, no próximo o sonho será realidade.E os conselheiros de direitos terão orgulho novamente de Ipiguá.
ResponderExcluir