O descarte de pilhas e baterias junto ao lixo comum ainda é uma prática corriqueira em grande parte das cidades brasileiras. Porém, essa atitude pode trazer sérios danos ao meio ambiente e comprometer a saúde das pessoas.
O destino final das pilhas e baterias descartadas junto ao lixo comum é muitas vezes os “lixões”, mas estas podem ainda ser encaminhadas a aterros sanitários, usinas de compostagem ou incineradoras. Esses materiais contêm elementos químicos como o cádmio, chumbo, níquel, zinco, mercúrio, dentre outros, que são nocivos ao meio ambiente e à saúde. Entrando em contato com o meio ambiente, esses metais contaminam a água e o solo. Ao beber essa água ou comer alimentos irrigados com essa água contaminada, o ser humano acaba ingerindo também esses metais, que têm efeito cumulativo no organismo. Dentre algumas doenças provocadas por esses metais estão o câncer, anemia, disfunções digestivas, cerebrais, neurológicas, problemas no fígado, podendo levar à morte. Esses metais pesados são de difícil eliminação pelo organismo, e por seu efeito cumulativo os sintomas podem aparecer após vários anos.
O melhor destino para as pilhas e baterias é a coleta seletiva, porém os lixos de coleta não são encontrados com facilidade, o que contribui para o seu descarte no lixo comum. A resolução do CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente) no 257/99 determina que os fabricantes recolham as pilhas e baterias para que a estas seja dado um destino certo, ou seja, reutilização, reciclagem, tratamento ou descarte final adequado no meio ambiente.
Porém, para que isso se efetive é necessária a união de toda a sociedade, com os comerciantes disponibilizando coletores em seus estabelecimentos e, o que é primordial, as pessoas terem consciência de levar as suas pilhas e baterias até esses locais de coleta, e não descartarem em qualquer lugar. Assim, é nosso dever e responsabilidade cuidar para que tenhamos um ambiente saudável. Com essas atitudes, estaremos contribuindo para a saúde do meio ambiente e dos seres humanos. (Contribuição MIRIAM SULEIMAN)
Miriam, obrigado por participar, gostei muito do tema, é de grande relevância para humanidade. Como você disse, “é necessária a união de toda a sociedade”. E é uma ação simples, separar as pilhas e baterias e encaminhar para o local de coleta. Está ai! Em Ipiguá tem locais de coleta? Ou é só eu entregar onde comprei as bilhas ou bateria? É uma boa campanha para o pessoal do COMDEMA realizar. O Blog está a disposição para divulgar. Valeu Miriam, isso é que eu chamo de “Tema de nossa Consciência”.
ResponderExcluirQUERO COMUNICAR QUE O COMDEMA-CONSELHO MUN. DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE DE IPIGUÁ SP ESTA PARTICIPANDO DO PROJETO ESTADUAL MUNICIPIO VERDE/AZUL QUE TEM EM SEU PLANO DE AÇÃO O PROJETO PAPA-PILHA E BATERIAS E ESTA SUGERINDO AS PESSOAS QUE DISPONIBILIZE EM SEUS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS LOCAL DE COLETA E NA CASA DA AGRICULTURA DE IPIGUA JÁ EXISTE UM RECIPIENTE PARA COLETA E ESTAMOS DIVULGANDO MAS CONTAMOS COM A COLABORAÇÃO DE TODOS EM SE CONCIENTIZAR E DE FATO AJUDE LEVANDO ESTE MATERIAL PARA DARMOS O DESTINO CORRETO.
ResponderExcluirValeu Tadeu e Carlinhos, eu mesma não sabia que aqui em Ipiguá já existiam esses coletores. Muito legal o blog ser um espaço para divulgar essas informações.
ResponderExcluirAbç
OI, MTO BOA A MATERIA!! O MESMO ACONTECE COM CELULARES, RESTOS DE COMPUTADORES...ETC! MAS VALE LEMBRAR Q NO POSTINHO DE SAUDE(POSTINHO VELHO) É UM DOS LOCAIS EM QUE PODEMOS LEVAR AS PILHAS USADAS, VALE LEMBRAR TBM Q EM NOSSO MUNICIPIO A 2 PESSOAS FORMADAS EM GESTAO AMBIENTAL Q PODEM NOS AJUDAR NESSA LUTA CONTRA A POLUIÇAO DE MODO GERAL!! - PARABENS MIRINHA...MANDOU BEM NA MATERIA!!!
ResponderExcluir