sábado, 22 de maio de 2010

VEREADORES DERRUBAM VETO DO PREFEITO EFRAIM

A sessão do dia 18 pegou fogo na Câmara Municipal de Ipiguá, revolta de todos os vereadores contra o prefeito Efraim, o tom da fala é que ele está querendo tumultuar o trabalho dos vereadores.
Tudo aconteceu porque o presidente Maureli Bellei fez projeto dando gratificação para os funcionários da Câmara, diga-se de passagem, parabéns Maureli por valorizar os funcionários. Todos os vereadores aprovaram o projeto, mas o prefeito Efraim Garcia Lopes vetou, não concedendo a gratificação aos funcionários da Câmara. Na sessão estava o veto do prefeito ao projeto, o departamento jurídico da Câmara, Dr. Pedro e Dr. Maurício e as comissões sugerem a rejeição do veto, consequentemente a promulgação do projeto pelo presidente Maureli.


Colocando em discussão o veto o vereador Devanir de Freitas (Mosca) disse que era um insulto a essa Casa de Leis. Porque o que vem do executivo se aumento para o funcionalismo público ou gratificação os vereadores nunca se opuseram. Irritado o vereador desabafa, “agora vem através de um advogado “meia-boca” que vem sei lá de onde, fazer não sei o que na nossa cidade e ele cria um monte de obstáculos a dois funcionários públicos que nós temos aqui”. A Câmara municipal conta com dois funcionários e os recursos para pagamento é de origem do duodécimo, administrados pelo presidente da Câmara. A iniciativa do presidente Maureli e dos vereadores da Câmara em valorizar os funcionários deveria servir de exemplo para o prefeito Efraim. Indignado Devanir salienta “Então não venha esse senhor que a gente nem sabe quem ele é, ou então o prefeito que nem lê uma lei, e põe aqui que não deve ser aprovado que não deve ser aceito (gratificação dos funcionários). Vai cuidar da sua casa prefeito, vai cuidar do poder executivo, o legislativo nós estamos aqui para isso.”

O vereador Jorge Estevam endossou as palavras do Devanir e esclareceu, “Se nós abaixarmos e consentirmos um negócio desses é falar amém. Eu acho que não é por ai, essa casa de Leis tem capacidade suficiente para julgar, para determinar e dar um veredicto sobre isso. Eu tenho certeza que isso é competência nossa”.

O vereador Dr. João estava inconformado com o veto do prefeito, “me causou muito espanto,... até estou aqui com meus botões pensando qual seria o objetivo desse veto?” Os vereadores Devanir, Estevam e Maureli se pronunciaram em suas falas dizendo que talvez o prefeito queira tumultuar os trabalhos dos vereadores.

Todos os vereadores além de acreditar em suas convicções também seguiram o parecer do departamento jurídico da Câmara, que buscou leis e fatos para embasar sua decisão.

O presidente colocou em votação o veto do prefeito Efraim Garcia Lopes que foi derrubado por todos os vereadores. Agora o presidente Maureli Bellei vai promulgar a lei e os funcionários da Câmara vão ter a merecida gratificação.

Um comentário:

  1. São estas pequenas atitudes pensadas erroneamente, que faz cada vez mais esta administração SEGUIR de mal a pior. Não sei se o prefeito esta sendo mal assesorado, ou simplesmente falta competencia administrativa. Mas uma coisa é certa; Infelizmente nosso querido Municipio de Ipiguá, ainda não teve um administrador a altura dos desejos da comunidade num todo. Uma Ipiguá, moderna e evoluida e que nossos governantes não pensem pequeno, mas sim saibam governar junto com a população, através de uma administração voltada para o CONSELHO PARTICIPATIVO, e plenarias populares, na qual a propria população seria protagonista das ações governamentais municipais, levando idéias, sugestões e acima de tudo confiança a quem neles dão valor e respeito. Não sou politico e nem pretendo ser, sou um cidadão comum que ama este Municipio e que ainda acredita que depois de tanto errar, nosso povo ainda vai dar a volta por cima e votar de fato em um lider que realmente ama e tem acima de tudo conhecimento de administração publica.

    Cordialmente,
    Alfredo Vinci,estudante de Serviço Social

    ResponderExcluir