terça-feira, 1 de junho de 2010

Dia 5 de junho: Dia Mundial do Meio Ambiente

Essa data foi instituída devido à Conferência sobre Meio Ambiente Humano, ocorrida em Estocolmo, na Suécia, no ano de 1972, pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas – ONU, a qual reuniu 113 países.
 A preocupação com o meio ambiente acentua-se a cada ano, devido aos graves problemas ambientais oriundos da degradação da natureza em função das atividades humanas.


Quando se pensa em meio ambiente, muitos lembram do desmatamento da Amazônia, do vazamento de petróleo nos Estados Unidos, mas, e onde nós estamos, o que está ocorrendo com o meio ambiente? Será que nossa cidade tem o que comemorar nesse dia? De quem é a responsabilidade de cuidar do meio ambiente? Será que é só do governo?

Quem faz caminhada na rodovia que liga Ipiguá à BR 153 pode observar uma enorme quantidade de lixo jogado na beira da estrada. Quem jogou aquele lixo lá? Será que foi o governo? Outra prática bastante comum são as queimadas na beira das rodovias, que além de poluir o ar causa problemas respiratórios, ainda mais nesta época do ano que a umidade do ar é mais baixa. Sem falar no desperdício de água, por exemplo, lavando calçadas, ou na sujeira que fica na praça aos fins de semana. Quem já não passou pela praça de Ipiguá e viu garrafas de vidro quebradas no meio da praça, copos descartáveis e até garrafas pet? Estes são alguns exemplos, dentre outros, e fica a pergunta: será que estamos tendo consciência em nossa cidade? Que exemplos estamos dando às crianças?

A cidade conta com o COMDEMA – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, e participa do Projeto Estadual Município Verde/Azul, que possui vários projetos ambientais. Quantos de nós conhecemos esses projetos? Quantos de nós colaboramos, fazendo a nossa parte?

Conhecer os projetos da cidade, conservar os locais públicos, evitar o desperdício de água e de energia dentro de casa, dar um destino certo ao lixo, não fazer queimadas, são algumas das atitudes que cada um deve tomar para ter um ambiente mais saudável para o ser humano e as demais espécies. Pois cuidar do meio ambiente não depende só do governo, a população tem a sua parcela a contribuir. Por isso é necessária a participação de todos, com atitudes no dia-a-dia, para termos um planeta melhor no presente e nas futuras gerações. (Colaboração Miriam Suleiman – Mestranda em Educação Ambiental).

Nenhum comentário:

Postar um comentário